quarta-feira, 19 de outubro de 2016

TOP MINHAS 3 AUTORAS

Olaaaar amantes literários! tudo bem? tudo bem. tudo bem? bem. (hahahaha)
Bom hoje decidi fazer uma coisa diferente, top minhas 3 autoras, essa seleção resume- se aos livros que possuo e foram escritos por mulheres, escolhi apenas três para não ficar cansativo demais!
.
Então vamos lá? Go! 
foto: maylle santos, autoral.

Vou apresentar cada livro em ordem alfabética e segurem o coração que vai ser peso!
 .

1- Como Viver  Eternamente da jovem escritora Sally Nicholls
   Começo com esse livro trágico e extremamente lindo. O personagem principal é um garoto de apenas 11 anos, o nome dele é Sam, colecionador de histórias e fatos fantásticos, idealizado e materializado no livro pela mãos da Sally; que na época só tinha 23 anos e recém formada em jornalismo. O livro fala sobre a vida, a vida de uma criança com leucemia (é forte eu sei), mas pra quê se abater? O Sam permaneceu firme e forte para viver da melhor forma possível a sua breve vida. Ele é fã do Green Day, tem um amigo meio bad boy que o ajuda a cumprir todos os itens de umas listas criativas, uma história de transição, é um livro em primeira pessoa, delicado, romântico em sua composição e engraçado. Um garoto, suas descobertas, seus amigos, seu primeiro beijo, sua família e um jeito diferente de encarar a morte. 


2- O Lustre da gloriosa Clarice Lispector
   Este livro foi um presente, inesquecível e amado da minha colega de blog Di Nogueira, eu não sou fã louca da Clarice, mas tenho a obrigação de admitir que essa mulher é fantástica e este livro não seria menos do que deveria ser! O lustre, publicado em 1946 e reeditado 1976, apesar de ser um dos menos conhecido da autora nos traz as peculiaridades e subjetividade da personagem Virgínia, o livro fala sobre sua vida desde a infância até a fase adulta, contado suas desventuras, percepções, seus confusos e atordoados sentimentos. O mais curioso é que você só sabe do universo da Virgínia  que supostamente ama seu irmão e tem um suposto amante, sempre como em uma peça teatral com a luz posta sobre a personagem de acordo com o drama, o final é que choca.

3- Resistência da incrível Agnès Humbert
 "A história de uma mulher que desafiou Hitler." 
Acredito que em algum momento vocês tenham notado que tenho um interesse grande nos acontecidos antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo em relação ao cara mais repugnante do mundo, Hitler. Escolhi esse livro por dois motivos: 1. É falando de um período histórico e 2. Foi uma mulher que deu a cara a tapa. Agnès foi presa, humilhada, violentada e em nenhum momento deixou de lutar. Lutou pelo seus ideias e sua vida, escreveu para registrar um período da história mundial, essa mulher francesa, forte, que resistiu junto a outros colegas do Museu do Homem em Paris. A autora relata os eventos da década de 1940 com humor, inteligência e ironia em primeira pessoa, tudo neste diário, cheio de informações pertinentes que nos fazem refletir assuntos da atualidade, como: sexismo, política, feminismo, preconceito, entre outros. Agnès é mãe, filha, historiadora, mulher, militante, um retrato de um ser com espírito indomável e  cheio de coragem. 
.

foto: maylle santos, autoral.
.
Bom esse foi o top minhas 3 autoras, recomendo qualquer um desses livros que são muito bons, se preferir explorar outras obras das autoras fico até mais feliz.  Espero que tenham gostado e até a próxima. Beijos lunares! Segue ig: @mayllesant
.
OUTUBRO ROSA, PREVINA- SE!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Substantivo Feminino- Outubro ROSA

Olaaar amante literário! Tudo tranquilo contigo? (Espero que sim, desejo que sim). Bom comigo está meio corrido como sempre, por este motivo estive distante, maaaas chegou outubro e quero tocar em dois assuntos necessários. O primeiro é o outubro rosa, que nada mais é que o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e merece atenção de todos para saber quais são os procedimentos de prevenção dá um olhadinha neste link: OncoGuia. E por este motivo nesse mês aqui vamos falar muito sobre a mulher e sua atuação no mundo das artes! E o segundo e não menos importante é a segunda edição da Feira Nordestina do Livro com um tema pontual e empoderado: LITERATURA, SUBSTANTIVO FEMININO. A Fenelivro vai começar no dia 7 e termina no dia 12 de outubro, das 09h ás 21h no Centro de Convenções, uma super programa para todos e a entrada é gratuita. 

* Clicando aqui você tem maiores informações sobre o evento*

E como sou dessas que amo dar voz a mulher, por que não começar a conhecer um escritora foda e dona de si? Apresento-lhes a Alice Ruiz, um dos destaques na Fenelivro 2016.


fonte:http://veja.abril.com.br



  • Quem é Alice Ruiz? É escritora e tradutora brasileira. Começou a escrever na adolescência, mas durante muito tempo publicou seus escritos em jornais e revistas. O primeiro livro publicado aos 34 anos, em 1980 com o livro Navalhanaliga.
  • Principais publicações: Dois em Um (2008) e Dois Haikais (2011).



- Uma poesia dela:


Era uma vez

uma mulher que

via um futuro grandioso

para cada homem

que a tocava.

Um dia
ela se tocou.
- Alice Ruiz

Bom amantes com essa deixa digo a vocês meninas que se toquem. É para seu bem, prevenção nunca é demais e vão curtir a programação desse mês tão lindo.
.
Beijos e até a próxima. Segue o IG: @mayllesant